quarta-feira, 30 de março de 2011

Para Maria ler quando estiver maior.

Ontem a escola de Maria me pediu para escrever sobre "como está minha filha hoje". Faz parte do que eles chamam de Portfólio Individual. Não creio que quisessem um texto do tipo que escrevi... Acho que não. Mas, enfim, eu e papel em branco, com motivação filhos? Hum... Bem, não tinha jeito de ser diferente...

De: Mariana      Para: Maria João


Maria João está muito menos tímida. Na verdade, diria que agora ela é muito mais desconfiada do que tímida. Não se abre logo no primeiro contato, mas já não chora mais quando estranhos falam com ela. Ainda se esconde um pouco, mas está bem mais receptiva.

Maria agora é uma tagarela. Fala tanto que às vezes dá um nó na cabeça da gente! Continua muito alegre e divertida, mas está também mais teimosa. Só quer as coisas do jeito dela e 
aos 02 anos e três meses, pasmem, já quer escolher as roupas que vai usar.

Dificilmente aceita as coisas por imposição. O melhor caminho é tentar convencê-la a colaborar. Do contrário é choro e berro na certa. O que sempre acontece quando a gente não está com paciência de fazê-la entender que precisa ajudar... No momento, o que mais funciona é dizer que “Princesas” também fazem isso ou aquilo ou que Princesas não fazem isso ou aquilo. Quase sempre funciona...

Aliás, esta é a preferência dela agora. Tem que ser tudo de princesa, cor de rosa e brilhante! Já até escolheu o tema do seu próximo aniversário. Adivinha? Princesa!
Maria João ama aniversário. Ensaia os Parabéns o dia inteiro e, claro, na hora não canta nada, he he he. Chega um pouco escabreada, mas rapidinho se solta, corre, pula, brinca e come muito brigadeiro!

Ela adora se exibir sempre que percebe que terá atenção! Às vezes a exibição é tanta que temos que falar para ela ter cuidado, pois são tantas correrias, gritos e pulos que acaba até se machucando. É vaidosa. Meus Deus! Como é vaidosa. Gosta de bolsa, óculos escuros, vestidos e agora que até usar maquiagem! O que, claro, não permitimos! Está tão encantada com seus cabelos que agora deixa a gente lavar e pentear sem nenhum problema. E adora passar as mãos no cabelo dizendo: - Tô linda!

Continua amando suas bonecas e este ainda é o seu brinquedo predileto. Só que agora a brincadeira é mais elaborada: troca a roupa, bota para dormir cantando boi da cara preta, dá comidinha, dá banho, remédio, penteia o cabelo, briga, manda ficar quieta, pergunta o que a boneca quer comer, enfim, tudo que fazemos com ela.

Maria faz observações que, para mim, são absolutamente inesperadas. Outro dia, por exemplo, ao ver o pai com uma mochila nova ela disse em tom sarcástico: - Sacola nooooova!

Maria João é muito carinhosa. Adora abraços bem apertados e fazer carinho no rosto de quem ela gosta. Com a mamãe e com o papai este gesto é muitas vezes acompanhado de uma voizinha bem suave dizendo minha mamãezinha, meu papaizão...

Gosta de outras crianças, principalmente das mais velhas, fica encantada e quer imitá-las. Continua apaixonada pelas avós e por Tia Jô; por Bia (prima e dinda) e por Leo (primo). Tem pouco contato com os outros primos, mas também se diverte com eles quando podem estar juntos. A novidade aqui é a relação com Vovô Luis que ela chama de “vovoís”. Está bem mais próxima e adora ir com ele ao supermercado no fim de semana!

Ama ir para casa dos avôs. Aliás, adora ir para qualquer lugar. Passear na rua é com ela mesma. Adora ir ao supermercado, ao shopping e á praia. Comporta-se bem em restaurantes, fica sentadinha em sua cadeira. O que é até difícil de acreditar, já que é bem ativa. Dever ser porque também adora comer. Definitivamente comer não é um problema!

Estamos agora tentando tirar a fralda, coisa bem chata, diga-se de passagem. E ela ainda não consegue pedir antes, mas agora avisa quando começa a fazer o serviço. Maria ainda usa o bubu (chupeta) para dormir e, ás vezes, também quando está querendo dengo. Mas só em casa. Graças a Deus já dorme a noite toda, mas agora não quer mais dormir de tarde nos fins de semana. Grita logo - Dormir não, mamãe! - Assim que acaba de almoçar e tomar banho.

Enfim, minha pequena está crescendo, se desenvolvendo e a cada dia nos surpreende com um novo aprendizado. É realmente mágico ver uma criança crescer e descobrir o mundo... Do seu jeito, no seu ritmo.




2 comentários:

  1. Oi como ela é toda dingo lingo, chuchuca formosinha...Apresento a vocês D. Deméter Mariana. É você quase toda, porque também te desejo uma pitada das outras deusas...rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Me deu saudade dela!

    Giovana (por e-mail)

    ResponderExcluir