sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Ah! O amor...



Acho simplesmente o máximo aqueles discursos que o padrinho faz nos casamentos americanos.

Corrigindo: acho o máximo aqueles discursos que os padrinhos fazem para os noivos nos FILMES americanos... Realmente não sei se é só coisa de filme, mas, de qualquer forma, acho muito emocionante e divertido.

Minha irmã mais nova vai casar, sou madrinha e tenho a maior vontade de fazer um belo discurso. Como meus dotes de escritora não são lá muita coisa e nunca teria coragem de ler para sei lá quantos convidados, decidi fazer aqui uma breve dedicatória aos noivos. Busquei inspiração em um texto que gosto muito: “O que é o amor?” De Liane Alves, publicado na Revista Vida Simples em 01/2005.

Ok, ok. Não será nada parecido com as cenas emocionantes e muitas vezes cômicas dos filmes americanos, mas será de coração. Prometo!

De: Mariana Para: Fabiana e Cândido

O que desejo aos noivos...

Desejo para vocês amor. Nada mais obvio, é verdade. O que mais posso desejar aos noivos: felicidades, é claro. E de onde vem a felicidade senão do amor? Ainda mais óbvio.

Mas talvez o tipo de sentimento que esteja desejando para vocês não seja assim tããããão obvio... Afinal muitos confundem este sentimento. Até mesmo poetas e cineastas insistem em definir o amor como uma sensação embriagadora, um surto de emoção, palpitação, desejo de sair cantando e dançando “Singing in the Rain” no meio da rua. Tudo isso pode ser muito bom, é verdade, mas não é o amor. O amor que desejo para vocês, começa depois do “The End”.

O amor que desejo para vocês nascerá da convivência, dos sentimentos cultivados no dia-a-dia, frutos da atenção e do cuidado. Dá muiiiiiiiiito trabalho, é verdade. Eu diria mesmo que é uma árdua conquista. Uma escolha que exige participação ativa e consciente. Enfim, o amor é um sentimento cultivado com muiiiiiiiiiiita paciência.

Deu vontade de desistir, ne?

Mas não desistam. Amar não é fácil, mas a recompensa é grandiosa. E quem diz isso não sou eu, que tenho tanta dificuldade quanto qualquer um em alcançar esse amor verdadeiro. Quem diz é o Dalai Lama, um dos maiores conhecedores do amor. E o que ele diz? Que o amor é a chave da maior felicidade que podemos provar na Terra. Vou repetir: "a maior felicidade que podemos provar na Terra".

Isto deve ser verdade... Isto tem que ser verdade!!!! Pelo amor de Deus!!!! Afinal, porque outro motivo, decidimos, de livre e espontânea vontade, nos unir a outra pessoa para o resto de nossas vidas??? É porque no fundo, beeeeeem lá no fundo “sabemos” que isto é verdade e mais: é porque “sabemos” que amar só se aprende amando... Acredito mesmo que amar se aprende amando, assim como andar se aprende andando, tocar se aprende tocando e viver se aprende vivendo.

Acredito realmente que o amor é um sentimento a ser aprendido. Talvez até mesmo seja esta razão de nossas vidas: aprender a amar. Por isso digo e repito: não desistam, ou melhor, não desistamos (afinal isto vale pra todo mundo, né? Inclusive eu, he he he), pois o amor entre duas pessoas, na medida em que se torna mais consciente e menos egocêntrico, transforma-se em um exercício que pode ser expandido na direção dos outros seres humanos. Ganha então novas cores e possibilidades.

...e desse exercício diário de amar um ao outro poderá surgir, então, o verdadeiro AMOR...

Por fim, uma historinha...
Diz um Conto Chinês que um jovem foi visitar um sábio conselheiro e disse-lhe sobre as dúvidas que tinha a respeito de seus sentimentos sobre sua jovem e bela esposa. O sábio escutou-o e disse-lhe apenas uma coisa: Ame-a, e logo se calou.
Disse o rapaz:
- Mas ainda tenho dúvidas.
- Ame-a, disse-lhe novamente o sábio.
E diante do desconcerto do jovem, depois de um breve silêncio, o sábio disse-lhe o seguinte:
- Meu filho, amar é uma decisão, não um sentimento. Amar é dedicação. Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor. O amor é um exercício de jardinagem. Arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide. Esteja preparado porque haverá pragas, secas ou excessos de chuvas, mas nem por isso abandone o seu jardim. Ame, ou seja, aceite, valorize, respeite, dê afeto, ternura, admire e compreenda. Simplesmente: Ame!