sexta-feira, 16 de abril de 2010

Giovana Chetto por Mariana Chetto

Como algumas pessoas já sabem, estou, junto com mais 04 mulheres, fazendo um outro blog, o Mulheres TPM - ternas, polivalentes e modernas. Somos eu, Bia e Alba (que vocês já conheceram aqui) e mais 02 outras amigas: Dri do Rio e Carlinha do trabalho. Estamos, acho que posso dizer por todas, curtindo muito. Mas conto mais sobre este quinteto depois. O fato é que o primeiro post deste outro blog foi a apresentação de uma pela outra e minha irmã, Giovana, gostou tanto que acabou soltando: eu adoraria que alguém escrevesse um texto desse tipo pra mim... Então, acabei escrevendo o 'tal' para ela. Não podia publicar no outro blog, mas ao reler achei-o perfeito para este aqui.

De: Mariana Para: Giovana

Muitas coisas importantes sobre Giovana não serão ditas. Não há como resumir tantos momentos. Momentos em que ela foi mais do que irmã, mais do que amiga, mais do que... não existe uma palavra única que possa descrever tudo que ela foi, é e sempre será para mim.

Jô é, para mim , exemplo de coragem, simplicidade e transparência. Vê o mundo de uma maneira tão simples que as vezes até me assusta. Totalmente descomplicada, ela é o que é a todo instante e não sabe usar máscaras. Algumas vezes mal humorada, é verdade, pois não tem paciência para as complicações e devaneios que a gente tece e entretece diante da vida. É comum ela não compartilhar de sentimentos tão humannos e tão normais para qualquer um de nós, como inveja, ciúme e posse. As vezes está tão na frente da gente, que se quer entende nossas aflições.

Quem a conhece apenas superficialmente pode achá-la um tanto seca, dura até, em certas ocasiões, mas na verdade é apenas seu senso prático diante dos dilemas da vida. Giovana não tem tempo para dramas. Ela vai lá e faz o que é preciso fazer ou fica quieta, se entende que não há o que fazer.

Claro que tem medo, insegurança, tristeza, decepções, mas diferente de mim que abro a boca, procuro colo, canto, leio, escrevo e exijo ouvidos muito pacientes, ou seja atrapalho a paz de todos, ela simplesmente se faz ausente, vai para seu canto. Chora, sofre o que há para sofrer e logo em seguida está de volta: novamente 'a boa e velha' Giovana de sempre. É que para ela tudo é muito natural...

Quem a conhece bem sabe que mulher generosa ela é. Capaz de amar igualmente seus filhos ou qualquer criança que precise de carinho, amor e atenção.

Sempre presente em minha vida em todos os momentos, todos mesmo, suas experiências, vivências e dores me transformaram. Sua vida traduzida em palavras, textos e frases me ensinam mais e mais a cada dia. Quantas vezes suas palavras foram conforto, força, coragem e até mesmo, sem ela se quer imaginar, sentido para esta, as vezes, tão estranha jornada...

Acho que ela não faz idéia do quanto é grande. Do quanto é linda. Do quanto é poderosa. Ela não precisa de roupas bonitas e na moda. Nem tão pouca de sobrancelhas bem feitas. Ela não precisa ser magra. Só precisa ser ela. Assim mesmo, do jeitinho que ela é. E todos se curvarão diante de tamanha beleza...